Em janeiro de 2023 foi iniciado em Campo Mourão uma ideia que aos poucos vai se tornando realidade na cidade. O basquete em cadeiras de rodas está em seu início no Centro da Juventude mas já vem trazendo melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência física, para que elas tenham a oportunidade de vivenciar um esporte.
E as primeiras ideias começaram no início do ano, entre o coordenador do projeto de Cadeiras de rodas de Campo Mourão Luciano e o atleta Gileade da equipe TIGRES
de Umuarama e já vivenciou a experiência e participou de um projeto que foi realizado com acadêmicos do colégio integrado de Campo Mourão em setembro de 2018.
Na oportunidade Luciano fala sobre como começou o projeto em Campo Mourão. “Falamos de possibilidades em montar uma equipe para Campo Mourão, pois participo de uma instituição social: ACALME; (Associação de Cadeirantes Lesado Medular do Norte do Paraná), tendo um maior contato com pessoas que atendem as características para participar dos treinamentos, até uma futura formação da equipe. Contatamos com outros cadeirantes que tivessem o interesse de tentar praticar o esporte, alugaram uma quadra acessível, está localizada no Sesc Campo Mourão.
Observando o interesse de outros atletas, pedimos apoio para o Técnico de basquete de Campo Mourão Professor Emerson que direcionou ao então ao secretário de esportes Marcelo Lima, que nos cedeu o espaço e bolas para começarmos os treinamentos, onde estamos atualmente”.
Luciano fala sobre os treinamentos. “Os treinos estão sendo direcionados de acordo com a limitação de cada atleta, porem temos momentos lúdicos em que praticamos fundamentos de base dando o primeiro contato com o esporte e jogo propriamente dito com as regras oficiais do basquete em cadeira de rodas (BCR). O Intuito do grupo é montar uma equipe de alto rendimento para participar de competições a nível estadual’.
E o que representa o início do trabalho do basquete de cadeiras de rodas? Luciano responde. “Uma forma de se exercitar com prazer, se divertir e trocar experiências com pessoas que tem alguma debilidade física. O esporte traz benefícios para o corpo e mente, nos auxiliando nas atividades diárias”.
As aulas acontece de terça e sexta-feira no Centro da Juventude de Campo Mourão das 18 às 20 horas. Estamos iniciando um projeto esportivo de rendimento. Podem participar pessoas de todos os gêneros, que tenham deficiência física e estejam aptas a praticar o basquete em cadeira de rodas. Conseguimos emprestado algumas cadeiras especificas para basquete. Temos a oportunidade de ter o primeiro contato com a cadeira e com o basquete”.