Atleta de Karatê Mourãoense Ana Clara Piacentini Gehring Filinto da Silva e Professora Miriam Carneiro Ortiz embarcam para o Japão para participar de Torneio Mundial

A atleta de Karatê Mourãoense Ana Clara Piacentini Gehring Filinto da Silva e Professora Miriam Carneiro Ortiz embarcaram para o Japão para participar de Torneio Mundial. Ana que treina desde os 5 anos de idade e participou de vários cursos e competições, sagrando-se campeã da Copa Paraná e Campeã Brasileira Wadô-Ryu 2023. Seus títulos, cursos e conduta impecável dentro do caminho do karatê fizeram com que conquistasse uma oportunidade de disputar o Torneio Mundial Wadô-Ryu.


A professora Miriam Ortiz falou da expectativa da competição. “Estamos realizando uma viagem cultural e esportiva aprofundando nosso conhecimento à cultura japonesa. Serão 15 dias de imersão total a filosofia do karatê. Conheceremos pontos turísticos importantes da história do Japão e do karatê assim como faremos treinamento com o Gran Mestre Hironori Otsuka terceiro na sede mundial da Wado-Ryu em Tóquio.
Na oportunidade Miriam fala sobre treinamentos e a competição. “Treinaremos também na Universidade do Japão, e em seguida iniciamos a preparação para Campeonato Mundial de karatê Wado-Ryu. Evento que reúne Mestres professores e alunos de o todo o mundo em um encontro rodeado de competitividade e filosofia. Eu e a Ana Clara disputaremos na categoria de kata. Não temos pretensão à medalha, mas, de viver uma experiência única de estar entre esses inúmeros atletas que se dispuseram a treinar, se dedicar, dar o seu melhor em prol do engrandecimento do karatê, assim como nós, que nos preparamos física e emocionalmente para esta viagem e competição”.


Miriam ressalta sobre a importância e conhecimentos adquiridos. “Certamente voltaremos para casa cheias de histórias e novidades, com a mente aberta para um novo horizonte que vimos aqui, tanto cultural, pessoal, técnico, disciplinar, hierárquico, que fará de nós pessoas diferentes e dos que nos acompanham conhecedores também dessa cultura ímpar q estamos vivenciando”.