Artilheiro da Liga Nacional Gilvan, “Maior objetivo é estar na final em Carlos Barbosa no dia 15 de dezembro”

O quadro Craque da Bola do Resenha CM, mais um craque do no nossos futsal, nada mais e nada menos do que o artilheiro da Liga Nacional de Futsal de 2024, pivô do Praia Clube Gilvan que já marcou 25 gols na competição. Em uma entrevista descontraída Gilvan conta um pouco de sua história no futsal, conquistas, sonhos, desafios em mais uma resenha especial que o nosso site conta para você a partir de agora.

No início da resenha Gilvan sobre o maior incentivador e o grande ídolo no futsal. Meu incentivo foi meu tio que também é jogador de futsal Carlos Recife como é conhecido já foi para fora do país e é principalmente conhecido no nordeste. E meu ídolo também apesar de não jogar de pivô (risos), mas um cara que gosto muito de ver jogar é o Pito. Gosto muito de outros como Ferrão, Eder Lima Charuto e total respeito por outros do nosso futsal brasileiro. O futsal para mim é a minha vida é a minha alegria”

Natural de Recife, em Pernambuco, Gilvan iniciou ainda criança os primeiros dribles e marcando os primeiros gols. “Iniciei no futsal aos 6 para7 anos, jogando na comunidade onde moro bairro dos coelhos. Foi onde aprendi quase tudo. Aos 13 comecei a jogar no CT Barão sub -13 e 14 depois fui pro SESC de Santo Amaro sub-15 em 2017 fui pro Santa Cruz jogar no sub 17 e adulto e lá foi onde conheci Júnior Cabeça grande jogador jogou na ACBF ganhou muitos títulos. Que hoje é empresário de atletas em 2018 ele me deu a oportunidade de ir pra fora do estado foi quando fui pro Paranavaí do Paraná, mas infelizmente não me adaptei muito bem ao clube, passei pouco menos de três meses e de lá fui para o AGN CAPINZAL de Capinzal -Santa Catarina com o treinador Fininho. Aprendi muito com ele fomos campeões da liga e copa catarinense no mesmo ano de 2018”.

Em Santa Catarina Gilvan começou a se destacar recebendo muitas propostas pelas atuações e pelos gols que vinham marcado e sucesso no nordeste. “Em 2019 continuei jogando a liga Catarinense mais dessa vez numa cidade vizinha, Piratuba. Não fiquei até o fim da temporada pois no meio dela recebi uma proposta boa de um time do nordeste de Petrolina- PE o Garapa onde fomos vice campeões do Pernambucano e ficamos em terceiro na Copa Nordeste. Em 2020 tinha acertado no Mariópolis do Paraná para jogar a Série Ouro fiquei muito feliz mais infelizmente aconteceu a pandemia e voltei para casa. Fiquei triste bastante tempo não sabia o que fazer sem emprego não sabia se voltaria a jogar foi um ano difícil mais sei que muitos passaram por isso. No final do ano ali por setembro/ outubro uns amigos meus que tinham jogado comigo no Santa Cruz em 2017 me fizeram o convite para ir jogar o sub-20 no Sport ganhando apenas uma ajuda de custo. Mais era o que tinha era uma oportunidade e não podia ficar parado fizemos um ano bom com as condições que tínhamos chegamos nas semifinais do pernambucano sub20”.

Gilvan em 2017 foi convocado para a Seleção Pernambucana para jogar a taça Brasil de seleções e fomos campeões E em 2023 foi convocado para Seleção pra jogar a liga sul-americana que também fomos campeões”. Dentre os títulos importantes estão: Copa Pernambuco; Taça Brasil de seleções; Liga Catarinense; Copa catarinense e Liga sul-americana e Conmebol Liga Evolucion pela Seleção Brasileira

O artilheiro fala sobre os gols especiais na carreira. “Acredito que no ano passado num jogo contra o Corinthians lá em Toledo 1×1 fase de grupos normal. Um gol que fiz na Copa mundo sub 23 no jogo contra o Joinville fiz 3 nesse jogo na verdade acabou 3×2 e nos classificamos para semifinal. O das oitavas contra o Campo Mourão esse ano aqui no praia de cavada e outro seria contra o Santo André lá o terceiro gol do primeiro jogo de ida das quartas”.

Em 2021 após voltar ao futsal de Santa Catarina novamente, ser destaque no Curitibanos, Gilvan volta para o Paraná e realiza boa temporada. “Em 2021 acertei no Curitibanos de Santa Catarina para jogar a divisão especial como falam lá. Estava bastante feliz também de ter a oportunidade de jogar contra os grandes como Jaraguá e Joinville, foram jogos bons, aprendi muita coisa no pouco tempo que passei lá, pois na metade do ano em julho recebi uma proposta do Marechal Rondon do Paraná, time que jogou a LNF e Paranaense série Ouro não tive muita oportunidade na liga mais joguei alguns jogos do paranaense e copa Paraná no fim do ano e ficamos em terceiro lugar”.

No ano seguinte Gilvan atuou pela Seleção Brasileira Sub 23. “Na Copa Mundo do futsal também sub23. Renovei com Marechal e em 2022 tive a minha primeira Liga nacional começamos muito bem o ano e de repente por algumas lesões, fiquei afastado de vários jogos não foi um ano tão feliz posso dizer mas aprendi muito principalmente a ser forte sempre. Temos algumas dificuldades nada é fácil viver longe da família é realmente difícil, quando se tem lesões é ainda pior mais a gente precisa daquilo sabe que tem que passar. Renovei novamente e em 2023 o time que era Marechal virou Esporte Futuro Toledo que é uma cidade vizinha onde o clube foi muito bem recebido. No início parecia que o povo não nos acolheria mais foi um ano bem produtivo, principalmente individualmente onde quase ganhei artilharia do paranaense e que tínhamos grandes chances de chegar também nas finais e acabamos perdendo pro campo Mourão nas quartas de finais”.

Gilvana fala das dificuldades do início do ano. “Na LNF nesse ano começamos bem mais tivemos algumas lesões outros saíram e isso afetou um pouco a equipe. Acredito que as maiores dificuldades além de viver longe de quem amamos são as dúvidas as incertezas ou seja o mental se não for forte mentalmente e acreditar naquilo que você sonha e quer pra sua vida as dúvidas tudo que a de negativo acaba com você e sempre tentei pensar diferente.

Neste ano Gilvan chegou a ao Praia Clube comandado pelo Técnico Wesley Szabo e ele fala sobre a temporada deste ano. A temporada tem sido a melhor da minha vida é apenas minha terceira liga estamos nas semifinais estou muito feliz chegamos entre os 4 em todas as competições que disputamos esse ano estou tendo a chance de ser o artilheiro da liga então não tem melhor sensação sabemos que não vai ser fácil mais vamos lutar pelo nosso maior objetivo que estar na final em Carlos Barbosa no dia 15 de dezembro”