Neuropsicólogo e estudante de medicina Frank Duarte fala dos problemas de saúde mental que a população brasileira sofre

Brigas por equipes de futebol e principalmente por política tem afetado e muito a saúde mental de muitos brasileiros. A parte psicológica e emocional tem contribuído para deixar a população “doente” e muito depressiva. O neuropsicólogo e acadêmico de medicina Frank Duarte fala deste grande problema que tem afetado uma boa parte da população.


Frank relata que toda a população de certa forma está doente. “Uns mais outros menos. Somos uma sociedade doente, fisiologicamente, psicologicamente e emocionalmente. O positivo disso, é que agora já sabemos que precisamos de ajuda, o primeiro passo para o tratamento é ter o diagnóstico. As mudanças são importantes para o nosso desenvolvimento, porém elas precisam ser devagar. Passamos por mudanças grandes, rápidas e flexíveis, isso fez com que não conseguíssemos acompanhar e isso trouxe resultados catastróficos. Ansiedade a mil, estados depressivos, afastamento social”.

Confusão, xingamentos que era possível encontrar nas arquibancadas de futebol se proliferou nas redes sociais em relação a política também. E como amenizar tudo isso? será que é possível “A polaridade entre desejos, sonhos e vontades sempre estiveram por aí, no entanto, de tempos em tempos elas ficam mais alvoroçadas, o que faz emergir os atritos. Fazer o mais difícil, desenvolver o autoconhecimento. Todo processo de adoecimento vem de dentro pra fora, seja patológico ou psicopatológico. Identificar os motivos que geram em você o sofrimento é essencial para garantir o auto conhecimento”.


A pandemia contribui e muito para que os problemas se agravassem, Frank cita ainda as principais dificuldades das pessoas. “Transformações emergiram durante a pandemia e continuam, pois tivemos todos os problemas afloramos durante a pandemia, e uma forma de amenizar é observar a nossa mudança de comportamento, pensamento e de organizar a vida. Cansaço mental e desgaste emocional. O principal aspecto está ligado ao padrão de sono, se começar a ter problemas com o dormir, isso é um sinal de sofrimento mental. O enculcamento com problemas, pensamento e sentimentos, causam prejuízo com sono”.


De acordo com Frank a procura de um profissional de saúde mental é essencial. “Primeiro procurar um profissional de saúde mental, depois conhecer os sintomas e sinais, além de entender inquérito ocorre consigo. Por último é mais Importante, aprender estratégias que auxiliam a lidar com isso, por que como sempre digo: “o problema a não é ter problema. O problema é não saber lidar com o problema’.