Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná : Retirada do Futsal dos Jogos da Juventude pelo Comitê Olímpico do Brasil

Da Assessoria

Secretaria de Estado do Esporte do Paraná vem por meio desta nota manifestar o descontentamento perante a decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em retirar a modalidade de Futsal dos Jogos da Juventude.

Consideramos a atitude tomada pelo COB inesperada, uma vez que as 27 unidades federativas não foram consultadas. Lembramos que os Estados atuam como parceiros junto ao COB e são peças fundamentais para o desenvolvimento esportivo do país.

O Comitê Olímpico do Brasil retirou o Futsal dos Jogos da Juventude alegando que o mesmo não faz parte dos Jogos Olímpicos, mas desconsiderou que a modalidade é uma das mais praticadas no Brasil e contribui para o desenvolvimento de jovens atletas pelo país. O Futsal esteve presente na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Buenos Aires, também na última edição dos Jogos Sul-Americanos, que aconteceu em outubro de 2022, na cidade de Assunção, no Paraguai. 

Entendemos que a retirada do Futsal dos Jogos da Juventude foi uma decisão precipitada e não considerou uma visão macro em relação à importância da modalidade no âmbito nacional, uma vez que muitos atletas que partem para outras modalidades esportivas, começam pelo futsal, principalmente na migração para o futebol. A decisão também pode acarretar em diversos efeitos negativos no cenário esportivos, já que a partir do momento em que a modalidade não existe mais dentro de um dos campeonatos mais relevantes da faixa etária, as entidades escolares repensem o investimento no Futsal, podendo provocar um processo de perda de campos de trabalho para profissionais de educação física, além de uma série de atletas não tenham a oportunidade de pleitear bolsas nacionais e estaduais. 

Lamentamos e esperamos que o Comitê Olímpico do Brasil possa reavaliar e reconsiderar a decisão.