Valdin. “Craque, referência e multicampeão do futsal nacional”

O quadro Craque da Bola mais uma vez traz um dos principais nomes do futsal nacional, campeão por onde passou, referência na modalidade Valdin é o nosso convidado e conta um pouco sobre sua história vitoriosa no futsal nacional. Uma resenha para lá de especial com o craque da Assoeva.


E tudo começou com 15 anos em Fortaleza no Ceará. “Comecei com 15 anos jogando peladas nas quadras do meu bairro. Daí em diante fui correndo atrás do meu sonho que era jogar futebol de campo, até meus 20 anos fiz diversas peneiras mas não fui aprovado, daí larguei o futebol e fui trabalhar, mas nunca deixando de jogar futsal”.


Na oportunidade Valdin fala das dificuldades e revela o grande sonho. “Venho de uma família pobre e na minha época a maior dificuldade era ter o dinheiro do transporte para chegar no treino, quando não tinha ia de bicicleta com outros amigos. Meu maior sonho no esporte era poder jogar um mundial com a seleção brasileira, não consegui. Hoje meu sonho continua e espero que meu filho possa jogar”.


Com 43 anos e jogando com qualidade e alto nível no Brasil, Valdin revela sobre os desafios da carreira de um atleta ‘Meu maior desafio é poder jogar em alto nível até o final de minha carreira. Na minha opinião a maior dificuldade vem do próprio atleta muitos já desistem na primeira oportunidade. Minha maior dificuldade era ter a grana para ir treinar quando jogava campo quando tinha meus 20 anos e que dependia dos meus pais. Já no futsal eu não passei por isso porque na época já trabalhava e tinha a grana para ir aos treinos”.


Valdin sempre teve apoio e a inspiração dos pais, Ronaldo fenômeno e Falcão sempre foram os grandes ídolos e o técnico Ferreti o grande professor. Durante a resenha Valdin revela que sempre teve o desejo de ser jogador. “Eu sempre acompanhava meus irmãos jogar campo e futsal, mas eu sempre quis ser um jogador e isso fez com que corresse atrás de meu sonho”.


O atleta atuou e se destacou durante a carreira pelas equipes Sumov- CE Camocim-CE, Palmeiras de Goiás, Malwee-SC, Krona- SC, Cortina- RS, Santos – SP, Corinthians- SP E Assoeva- RS. Foram diversos títulos, quatro vezes campeão da Liga Nacional, cinco Taças Brasil, seis Libertadores, Pan Americano Copa América pela Seleção Brasileira.


O título Pan -Americano foi escolhido como inesquecível por Valdin, os gol na Liga 2005 é considerado como marcante e o mais bonito foi no jogo com a Seleção Brasileira diante da Bélgica no ano de 2006.
Durante a resenha Valdin revela como é ser um dos destaques e ídolo do futsal nacional. “Eu sempre quis estar no topo entre os melhores, hoje me sinto realizado mas isso foi fruto do meu trabalho e da minha determinação, tive que abdicar de muitas coisas para estar aqui hoje mas consegui graças a Deus’.
O nosso craque da bola fala da maior alegria e decepção no futsal. “Maior alegria jogar na seleção brasileira, sonho realizado, todo atleta sonha em representar seu país e a maior decepção não jogar um mundial”.


No final da resenha Valdin fala sobre uma história engraçada que aconteceu na carreira. “Aconteceu de uma vez um auxiliar foi passar o vídeo do adversário e quando começou o vídeo era do cachorro dele (risos)”


E o que o futsal representa na vida de Valdin? O craque responde. “Tudo na minha vida, através dele conquistei todos outros sonhos. Obrigado futsal te amo. Melhor esporte do mundo, mas precisa melhorar muito em termos profissionais, nós atletas estamos lutando”.
Valdin escala os melhores com quem já atuou na carreira

  1. Tiago
    2.Chico
    3.Marquinhos
    4.Falcão
    5.Lenisio
    Técnico Ferretti Fotos Arquivo Valdin