Preparador Físico Felipe Araujo fala da importância de aquecimento e alongamento antes dos exercícios físicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Muitas pessoas realizam exercícios físicos sem cuidado algum, ou uma preparação adequada para iniciar o seu treinamento. Nosso quadro Saúde do Resenha CM aborda a importância do aquecimento e alongamento antes de iniciar os exercícios. O preparador físico Felipe Araújo explica sobre a importância de uma preparação antes da atividade e os riscos caso não seja feita corretamente.

Mas afinal de contas porque é necessário o aquecimento e alongamento antes dos exercícios. Felipe explica a necessidade de uma boa preparação. “O principal objetivo do aquecimento é elevar a temperatura corporal e preparar o organismo para a atividade física, diminuindo também a probabilidade de lesões. Além disso melhora a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, e promove uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e o alongamento melhora a flexibilidade dando maior amplitude nos movimentos. E o alongamento antes das atividades físicas melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos e fortalece ligamentos e tendões”.

A dúvida de muitos é qual o tempo necessário para realizar um aquecimento e alongamento de qualidade. Felipe ressalta o período de cada movimento e aquecimento. No caso do alongamento é recomendo uma média de 15 a 45 segundos para cada grupo muscular. Menos de 15 segundos não trará efeito significado e mais que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar. No aquecimento vai variar muito dependendo da atividade que será realizada, mas uma média recomendada é de 20 a 30 minutos”.

E o preparador físico Felipe alerta. “Caso não seja feita corretamente o alongamento e o aquecimento o risco da pessoa ter uma lesão é muito grande”.

E qual seria um alongamento e aquecimento correto de fazer para que não haja lesões. Felipe explica como deve ser feito a preparação. “Alongamentos, temos dinâmicos os exercícios são realizados com movimentos que é indicado para melhorar a reduzir a tensão na muscular, alongamento estático a posição deve ser mantida por aproximadamente 15 a 45 segundos ajudando a melhorar a flexibilidade, alongamento isométrico associa alongamento com força muscular e alongamento passivo o movimento é realizado com o auxílio de força externa (outra pessoa ou aparelhos)”

E o aquecimento, além do aumento da temperatura do corpo, importante para os pulmões e coração.” Prepara  o sistema cardiovascular  e pulmonar para a atividade física e o aquecimento específico no qual os exercícios se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade principal”.

Posts Relacionados