Hoje o craque da Bola do Resenha CM recebe mais um destaque do futsal Paranaense e Nacional. Rodrigo Trentin artilheiro e ídolo do time Foz Cataratas em uma resenha especial conta um pouco sobre sua história. Desde os primeiros dribles e gols na AABB em Chapecó até ser um dos principais atletas da Liga Nacional de Futsal.
O início desde criança em Chapecó. “Comecei quando tinha 5 anos, na escolinha AABB em Chapecó. Joguei até meus 17 anos na AABB de Chapecó, depois fui jogar o sub20 pela Krona futsal que hoje é JecFutsal, de Joinville onde fiquei dois anos, passei pelo Umuarama Futsal mais dois anos, joguei um ano na ALAF, em lajeado (RS), joguei um ano no Pato futsal, aí vim para o Foz Cataratas, mais tarde para o futsal Italiano, onde joguei no Acqua e Sapone e Feldi Eboli e o retorno pro Foz Cataratas que é meu atual clube”.
Os pais e a esposa são os grandes incentivadores da carreira. Lionel Messi no futebol de campo e Falcão no futsal são os grandes ídolos de Trentin. E Manoel Dalpasquale (Maneca) considerado o melhor treinador que já teve. “Aprendi com todos os que treinei, e fica difícil de falar um ensinamento, e por isso eu falo que o melhor treinador que eu tive foi o Maneca, pois me pegou nas categorias de base e me ensinou muita coisa e não só sobre o futsal. E vou ser eternamente grato a ele por ter me ensinado tanto”.
Jogar um mundial pela seleção é o maior sonho de Trentiin. Durante a resenha ele cita as maiores dificuldades na carreira e de um jovem se profissionalizar como atleta. “Pra mim a principal dificuldade é ficar longe da família. Acho que a maior dificuldade de um atleta é sair das categorias de base e se firmar em um time adulto, pois vemos muitos jovens bons e que não deram certo nessa transição, da base para o adulto. A minha foi fazer uma sequência boa de jogos no adulto.
Simi é um jogador que contribuiu muito em sua carreira. “Vi vários jogadores pela tv e ao vivo, como Falcão, Lenisio, Vini, Manoel Tobias, Neto, Gadeia (e vários outros) mas vou falar de um que tive o prazer de treinar e jogar dia a dia que é o Simi, por isso vou votar nele, pois estava dia a dia vendo e aprendendo”.
Rodrigo Trentin já atuou nas equipes da AABB Futsal (Chapecó), Jec Krona Futsal (Joinvile), Umuarama Futsal, ALAF (Lajeado), Pato Futsal, Foz Cataratas Futsal, Acqua e sapone (Itália), Feldi Eboli (Itália). Trentin conquistou Taça Brasil sub 20 em 2012, Campeão Catarinense no ano de 2013 e o tricampeonato parananense (2017 2018 e 2019).
Na oportunidade ele cita os gols importantes na carreira e fala sobre como é ser um dos grandes ídolos da equipe do Foz Cataratas. “O gol inesquecível foi o das oitavas da liga nacional de 2019 contra o Campo Mourão, e consequentemente eu acho por isso o gol mais bonito. Eu fico muito feliz em ser reconhecido e querido pela torcida do Foz, isso mostra que estou representando bem o time e a cidade de Foz do Iguaçu”.
Uma passagem importante pelo futsal italiano também ficou marcado para Trentin. “Foi uma passagem muito boa, teve altos e baixos como é normal no nosso esporte, mas no final deu tudo certo, ficamos com o vice campeonato Italiano e consegui ser o artilheiro dos playoffs”.
Os times do Foz Caratas de 2019 e o Feldi Eboli da Italia foram escolhidos inesquecíveis na carreira bem como a partida contra Campo Mourão pelas oitavas da Liga Nacional em 2019. Trentim cita as alegrias e as decepções que a modalidade trouxe na carreira. Maior alegria são as amizades e pessoas do bem que conheci e claro os títulos que conquistei. Maior decepção é não ter ido mais longe em alguns campeonatos que tínhamos chances de ir.”
No final da resenha o craque Rodrigo Trentin fala o que representa o futsal e uma avaliação da modalidade. “O futsal é minha vida. Acho que o futsal está crescendo cada vez mais, mas com certeza poderia ser muito mais. Pois é um jogo rápido e dinâmico e tenho certeza que muitas pessoas gostam de assistir.”
Rodrigo Trentin monta uma seleção com os melhores com quem já atuou no futsal
Goleiro: Henrique Rafagnin (Foz Cataratas)
Fixo: Selucio (Feldi Eboli)
Ala Direita: Calderoli (Feldi Eboli)
Ala Esquerda: Willian (Foz Cataratas)
Pivô: Simi (Pato Futsal)
Técnico: Maneca