Filha de casal judoca Fabio e Shaiene hoje a nossa convidada do quadro Guerreira das Artes Marciais Ashley Uchoa conta sobre sua história no Judô. Desde criança por influência e apoio do pai Fabio iniciou na modalidade e hoje é uma das principais atletas que representam a equipe e a cidade de Campo Mourão nas competições.
“Iniciei com oito anos de idade por influência do meu pai, meu atual Sensei, por tudo que ele fez quando pequeno e depois de adulto retomou o Judô e foi nesse momento que ingressei na modalidade. Eu admiro muito o amor dele pelo Judô, e como ele transforma vidas”.
A primeira luta foi também com oito anos e já conquistando o segundo lugar na competição. Ashley cita a grande luta e a adversária mais difícil que já enfrentou. “Minhas maiores lutas foram recentemente no brasileiro onde lutei com meninas muito fortes que vivem do Judô e ainda assim com todas as dificuldades, consegui conquistar o 5 lugar no brasileiro e 3º lugar no Copa Paraná, quase o mesmo nível de competição. . Eu tive uma adversária em outro peso que sempre ganhou de mim e na nossa última luta, conquistei a vitória”.
Durante a resenha a guerreira das artes marciais de hoje fala sobre as dificuldades e o maior sonho. “Minha maior dificuldade é conciliar os treinos com a vida cotidiana pois eu trabalho, faço faculdade de Engenharia Química em período integral e além disso treino e consigo bons resultados. Meu maior sonho é, agora como Sensei do Judô, ser um exemplo de judoca e ver pessoas tendo suas vidas transformadas pela ética e filosofia do Judô e recebendo oportunidade de mudança de vida por meio dele.
E como é estar em uma família de judocas? Ashley responde “É muito bom ter minha família toda envolvida com algo que considero tão importante pra mim pois eles conhecem a realidade do judoca e acabam incentivando ao máximo nos treinos e exaltando as conquistas”.
Já foram diversos títulos representando a equipe de Campo Mourão no Judô, dentre eles 1º lugar Campeonato Paranaense de Nage no Kata, 2º lugar Jogos Escolares, 2º lugar Jogos da Juventude, 2º lugar Jogos Abertos, 3º lugar Copa Paraná, 2º lugar Campeonato Paranaense Marrom e Preta.
Ashley fala o que costuma fazer antes de uma competição e os treinamentos. “Para competição treino cinco vezes na semana mais academia, sem campeonato específico, treino três vezes na semana mais academia. Antes de competir eu oro pedindo pra que seja feita a vontade de Deus.
No final da resenha Ashley fala sobre o que representa o Judô na sua vida e os benefícios que a modalidade traz. ‘O Judô sempre foi minha válvula de escape. Como uma pessoa muito ansiosa eu sei bem como o esporte é importante contra a ansiedade. Mas não somente isso mas o Judô sempre me ensinou muito sobre o respeito ao próximo, aos mais velhos e também aos menos graduados. Acredito que o Judô ajuda a equilibrar em todos os aspectos: corpo (por meio da atividade física), mental (ajudando a lidar com a ansiedade e medos), e social (interagindo com diferentes pessoas e ensinando como lidar com elas com respeito e cuidado).