Hoje nossa participante do Resenha com as Minas do Resenha CM tem uma habilidade acima da média no futsal feminino. Conhecida como “Messinha” pelos amigos, Vanessa Bieli Galhardo sempre gostou de futebol desde criança. E nesta semana ela conta sobre sua paixão pelo futebol.
A família inteira é praticante do futsal “ Todos os familiares gostam e praticam o futsal. Até minha mãe jogava quando era jovem, aí acabou sendo uma consequência. É uma modalidade que eu gosto muito”.
Iniciou a pratica de futsal aos 12 anos nos jogos escolares. De lá para cá foram muitos campeonatos, dribles, gols. Dentre as competições que a “Messinha” disputou estão: Jogos escolares por Terra Boa, jogos da juventude por Terra Boa divisão B e Cianorte divisão A (sendo campeã paranaense), sub 20 por Cianorte, paranaense ouro por Cianorte (sendo campeã paranaense), copa do Brasil por Cianorte, campeonato brasileiro por Cianorte, copa paranaense por Cianorte, jogos abertos por Cianorte (campeã divisão A)
O apelido “Messinha” foi dada por uma amiga na Faculdade. Ao falar sobre isso Vanessa acha um exagero em ser chamada pelo apelido em alusão ao craque do Barcelona Lionel Messi. Porém o argentino e Marta são os grandes ídolos no futebol e Amandinha no futsal
O gol mais importante que fez, Vanessa relata que foram os dois gols contra Telêmaco Borba na Final dos jogos da Juventude . Vanessa fala que a falta de apoio ao futsal e futebol feminino são as principais coisas que aborrecem ela “É uma decepção a falta de apoio e investimento para o futebol feminino em nosso país”.
Incentivada pelo tio, Vanessa é torcedora do São Paulo, Vanessa recorda o título da Sul-americana em 2012 que os paulistas conquistaram “Foi um campeonato que me recordo que pude acompanhar inteiro e vibrei bastante”.
Durante a resenha, Vanessa falou sobre o futebol brasileiro, seleção brasileira e europeu. “Os melhores jogadores de todos os continentes estão na Europa, por isso o futebol lá é diferenciado”. Com relação ao futebol brasileiro e a seleção Vanessa cita muita desculpa e pouco futebol. “ Acho muito mimimi, muita mídia, precisa de mais futebol clássico”.
Quando se fala em futebol feminino a conversa muda. “Futebol feminino no Brasil é feito na raça. Primeiro tem que acabar com o preconceito para depois começarmos a falar de valorização. Aí tem que melhorar os treinamentos de base, nas escolinhas, como são o dos meninos. Muitas não têm esse treinamento funcional direcionado aos movimentos básicos do esporte e vão de cara sem fundamento”
Vanessa montou uma seleção dos melhores jogadores que viu jogar
Rogério Ceni
Daniel Alves
Roberto Carlos
Sergio Ramos
Boateng
Pirlo
Iniesta
Zidane
Ronaldinho gaúcho
Messi
Ronaldo
Técnico: Guardiola