Renato Osório . “Ser goleiro e futsal é o que escolhi para minha vida”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mais uma resenha especial do quadro craque da bola especial ao Dia do Goleiro será apresentada em nosso site Resenha CM. O goleiro do Campo Mourão Futsal Renato Osório é o nosso convidado e conta sua trajetória no futebol e futsal. Durante a resenha ele conta sobre sonhos, dificuldades, conquistas.


Em 2007 Renato iniciou no futebol de campo e oito anos depois foi para o futsal. Ele fala sobre o seu início e as dificuldades. “Comecei em São José dos Pinhais no São José futsal, na época disputava série prata. Uma das maiores dificuldades foi a locomoção, com chuva ou sol pedalava 10km pra ir e 10km para voltar dos treinos”.


O goleiro Guita é o grande ídolo e o melhor que viu jogar no futsal. ‘Pela segurança que ele passa e pela qualidade com os pés”. O sonho do goleiro do time mourõense é conquistar o título da Liga Nacional de Futsal.

Renato sempre teve o apoio da mãe, que é também grande inspiração em sua vida. Ele fala da escolha em ser goleiro e o primeiro jogo da carreira. “Sempre gostei da posição e sempre tive grandes referências na posição. A primeira vez no gol foi uma partida pelo Campeonato metropolitano sub 17, entrei no segundo tempo, vencemos o jogo’.


A defesa de um tiro livre é considerada como inesquecível na carreira de Renato. “Minha primeira participação em um jogo adulto, entrei e defendi um tiro livre faltando 13 segundos para o fim do jogo em uma partida da série ouro e conseguimos manter o empate”.


A partida contra o Pato ano passado foi escolhida como a melhor de Renato. “ O jogo Pato Futsal 0 x 4 Campo Mourão em 2021, tenho muito carinho por esse jogo, na minha opinião meu melhor desempenho com a camisa do Campo Mourão e o primeiro jogo na Liga Nacional de Futsal inesquecível pra mim”.


Durante a resenha Renato fala sobre a temporada no Campo Mourão Futsal. “Um desafio, um trabalho quase que 100% novo com troca de treinador e de grande parte do elenco, também um ano de muito trabalho e superação’.


Além de Campo Mourão Renato atuou em São José dos Pinhais, Marechal Futsal e Cerro Porteño (mundialito sub 20). Dentre as conquistas o goleiro foi campeão metropolitano sub 17, Jogos abertos fase regional 2017 e Liga Paraná 2020.


O goleiro fala da alegria e decepção na carreira. “Maior alegria é a de estar vivenciando e competindo com atletas que sempre acompanhei e hoje tenho o prazer de dividir quadra, contra e a favor, maior decepção: a saudade de casa e da família’.


E quando acontece uma falha durante o jogo, Renato fala sobre como superar. ‘Quando a falha acontece, tento não pensar nela durante a partida, tento pensar que foi coisa de momento e que estou preparado para as próximas situações do jogo, uma que me marcou muito, foi uma em um jogo do sub 20 ainda pelo São José dos Pinhais em 2018”.


O primeiro treinador Igor Poffo é escolhido como o especial que teve até agora na carreira. E o ex companheiro de Clube Caio Junior foi escolhido como um dos mais difíceis chutes de defender “O bico do Caio Junior é muito difícil de pegar”.

A evolução do futsal e dos goleiros também foi tema da resenha. “Algo que evoluiu muito, e que só o talento natural não basta, tem que trabalhar e muito. Junto com a modalidade todos evoluíram e estão mais completos do que antes. Para ser um grande goleiro acho que a consciência de que sempre se tem algo a melhorar. Hoje não me vejo fazendo outra coisa, é o que escolhi para minha vida”.
.
No final da resenha Renato escala os melhores que jogou com ele

Goleiro André Deko
Fixo Caio Barros
Ala Selbach
Ala Cabreúva
Pivô Sinoe
Tecnico Igor Poffo

Fotos: Alisson Lima/ Arquivo Pessoal Renato

Posts Relacionados