Hoje nosso quadro craque da Bola vai contar a história de um ala canhoto de muita habilidade, destaques nos principais times de São Paulo, passagem pela Seleção Brasileira e também no time marcante do Campo Mourão Futsal no ano de 2019. Betinho conta sobre sua história no futsal a partir de agora no Resenha CM em uma entrevista especial com o craque do Praia Clube Futsal.
Natural de Guarulhos, Betinho iniciou ainda criança na equipe da AD Esquadra Futsal com incentivo e apoio do irmão. ‘Meu irmão mais velho jogava e me levou pra treinar junto, aí nunca mais parei”.
O sonho era ser um jogador profissional e desde então Betinho superou todas as dificuldades e desafios para realizar o sonho. ‘A maior dificuldade era financeira, na época só meu pai trabalhava e era complicado. Por exemplo: Comprar tênis, pegar ônibus, uniformes. E o desafio é ser disciplinado, treinos, abrir mãos de várias coisas, horários. Vi muitos com muita qualidade e não conseguiram virar profissional’.
O pai e o irmão mais velho sempre foram os grandes incentivadores. “Futsal é minha vida e devo tudo ao meu Pai e meu irmão mais velho. Meu irmão, hoje infelizmente não está entre nós, faleceu em 2011”. Romário no futebol e Lenisio no futsal são os grandes ídolos e Xepa e Cássio foram escolhidos como melhores técnicos “Detalhes que uso até hoje”.
Com passagens de destaque Guapira, Wimpro, ASA, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, São José, Taubaté, Garça, Campo Mourão, Ibéria star (Geórgia), Enakiev (Ucrânia), Baku United (Inglaterra), Jethysu (Cazaquistão), Guarani RS, Marreco, AABB, Praia Clube.
Dentre os títulos na carreira os principais foram Campeão Sul Americano Seleção Sub 20 e Campeão Brasileiro de Seleções. O gol pela Seleção brasileira principal é considerado o inesquecível e o mais bonito feito por Betinho até hoje na carreira. O time do Garça no ano de 2009 também é considerado inesquecível por ele.
Durante a resenha Betinho cita a alegria e decepção durante a carreira. “Maior alegria foi eu ter conseguido ir pra seleção principal no meio de vários ídolos, e com isso também ter realizado o sonho do meu pai. A maior decepção é saber que ainda temos pessoas despreparadas tomando conta do nosso esporte. Exemplo, Dirigentes, empresários. Podia até falar nomes aqui, deixamos para uma próxima conversa”.
O craque da bola de hoje já vestiu e atuou nos quatro grande de São Paulo. ” Jogar em time de camisa é incrível, consegui jogar nos quatro grandes. São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos Fut7”. Betinho cita o carinho que tem por Campo Mourão. “Cheguei em 2019 e fiquei encantado com a cidade e torcida. Tenho um carinho enorme”.
Betinho já atuou na Ucrânia, Inglaterra e Cazaquistão. “Experiências inesquecíveis, tenho um carinho por cada país que passei; ao todo foram 9 anos atuando fora do Brasil. Aprendi a ser atleta, cuidar da alimentação, sempre cumprir horários, profissional. Levo isso até hoje”
No final da resenha Betinho classifica que o futsal é muito competitivo, Lenisio e Falcão com os melhores que já jogou, Fabinho o melhor companheiro do futsal, Ciço e Falcão os mais difíceis de driblar.
– Os melhores atletas por posição que já jogou com você?
Goleiro-Rogério (seleção brasileira)
Fixo- Arnaldo (seleção portuguesa)
Ala Direita- Caio
Ala Esquerda- Miguelin (Espanha)
Pivô- Marcelo (seleção espanhola) e Fabinho
Técnico: Xepa