Craque da Bola Silvio Zamora

O quadro “craque da bola” dessa semana será com o advogado Dr. Silvio Zamora. Nascido em Doutor Camargo, Zamora como toda criança sonhava em ser um jogador profissional. Iniciou nas escolinha do Tagliari no futsal e no futebol de campo com Mario Paulista.

            Maior inspiração foi o craque do Flamengo e da seleção brasileira Zico. “Sempre admirei o galo pela sua história de vida e no futebol. Um gênio”. E o argentino Lionel Messi é o grande ídolo. “A forma como ele conduz a bola rápida e próxima ao pé não dando chance nem do adversário fazer a falta é algo nunca visto antes. É um jogador que constrói e que finaliza. Por isso é único” disse Zamora”.

            Silvio Zamora já atuou em diversos clubes, dentre eles estão a Escola Tagliari, Mário Paulista, Grêmio União, Peabiru, Luiziana, Bariri, AERTCAM, América, Aços Granjos, Selecionado Brasileiro de Master AABB, Clube dos 30 e Campagro.

            Falando de destaque, Silvio Zamora participou de um campeonato de veteranos em Portugal no ano de 2019. Zamora foi escolhido entre os 11 melhores do campeonato. Na mesma competição Silvio destaca o gol mais bonito e o mais inesquecível que já fez. “Meu gol inesquecível foi o primeiro dos três que marquei na Europa na Copa Portugal. Marcar um gol na Europa no Centro de Treinamento do técnico José Mourinho é diferente. Já o mais bonito foi o terceiro que fiz na Copa Portugal em Portugal. Deixei sentado um zagueiro do Grêmio que tinha sido campeão mundial pelo Grêmio em 1983”.

            Silvio fala com muita alegria da emoção em disputar o campeonato de veteranos em Portugal. “Foi única. Poder estar com vários ex-jogadores profissionais e fazer vários amigos que nunca imaginei conhecer foi formidável. Além disso pude fazer três gols na Europa e ser escolhido entre os 11 melhores jogadores da Copa AFIA, mesmo meu time tendo ficado em 5º lugar foi muito gratificante.

            O título municipal em Peabiru em1986 foi que deu maior alegria para Silvio. “Um gol meu de falta aos 16 anos e jogando com um time muito superior ao nosso. Na época, eu, o Zé Polaco (in memoriam) e o Laco erámos moleques desconhecidos e os adversários acharam que já estava ganho. Foi um a zero pra nós e fui escolhido a revelação do campeonato”.

            Um momento inesquecível para Silvio foi participar do quadro “Tá de Brincadeira do Programa Fantástico da Rede Globo com um chute de letra e de cem pulo, Silvio acertou dentro de uma caixa de papelão que estava pendurada no quintal. “Depois de umas trinta tentativas eu acertei. Foi uma brincadeira que ficou séria depois. A repercussão foi imensa e inesperada. Até hoje as pessoas comentam daquele quadro.

            Jogando sempre de Zagueiro e lateral, Silvio Zamora cita que a maior decepção é que só descobriu aos 45 anos a habilidade de jogar como atacante. “Descobri depois de alguns anos que poderia jogar na frente marcando meus gols e deu certo”.

            Mesmo sendo difícil enumerar, Silvio Zamora cita os melhores companheiros da bola. ” Um deles é o Aparecido Vaz de Lima que sempre foi um amigo fiel. Estivemos afastados vários anos, mas recentemente nos encontramos outra vez. Ele que me propiciou o convite para ir jogar em Portugal.

            Na oportunidade Silvio cita dois irmãos como os melhores que viu jogar. “Os irmãos LACO E IEL  jogando futebol suíço pelo Grêmio União. A sintonia deles era incrível. Entravam tocando em qualquer defesa e só paravam na rede”

Silvio Zamora fala da importância do futebol amador e a importância da Copa Comcam da qual é um dos coordenadores “Estamos resgatando aquele sentimento antigo de ir assistir bons jogos dos atletas da própria cidade. Acho que estamos no caminho certo e espero que as próximas administrações da Comcam mantenham o campeonato e a forma de disputa”.

Zamora é um incentivador do esporte e busca realizar seu sonho de ser jogador profissional apoiando atletas com potencial e com psicológico de vencedor. Recentemente levou um atleta para São Paulo e em pouco tempo acabou sendo contratado pelo Atlético Mineiro e hoje já treina no time de transição com os profissionais. Trata-se do zagueiro canhoto Luiz Fernando Paim da cidade de Araruna.

Silvio Zamora escalou a seleção com os melhores em cada posição com quem jogou:

Goleiro Marcos Silveira (Marcão) do Grêmio União

Lateral Direito:  Batata da AERTCAM

Lateral Esquerdo:    Amarildo Azevedo do Bariri

Zagueiro Direito:   Cláudio Pol de Luiziana

Zagueiro Esquerdo:    Marião Bailo

Volante: “No” de Engenheiro Beltrão

Volante:   Carlão de Janiópolis

Meia direita: Bodinho do Luiziana

Meia esquerda: Pereirinha do Bariri

Atacante: Juraci de Farol

Atacante:  Flavinho Tiguera

Técnico: Segundo Gariboti