O Brasileiro tem sofrido nos últimos dias com as baixas temperaturas, frio e até mesmo com a neve no sul do país. Mesmo com situação fria, o preparador físico Felipe Araújo fala da importância dos exercícios físicos durante o inverno.
Logo no início da resenha Felipe explica sobre porque se deve fazer exercícios no inverno e manter o corpo saudável. “No inverno o organismo passa por diversas modificações. Pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e, consequentemente o gasto calórico corporal aumentam, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso”.
Felipe cita a diferença nos treinamentos no inverno e no verão, riscos e cuidados com os exercícios físicos nas duas estações do ano. “quando está frio fica mais fácil para o organismo se livrar do calor produzido pelos músculos e manter a temperatura corporal controlada. Isso vai refletir em uma melhor performance esportiva. No entanto, temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais para o desempenho. Primeiro porque pode haver um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. E segundo pois o frio torna os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade –e até aumentar o risco de lesões. Ao treinar no calor tenha cuidado extra com o que come antes do exercício. Altas temperaturas prejudicam a digestão e ingerir alimentos pesados, use peças com tecidos tecnológicos, próprios para a prática de exercício, que facilitam a evaporação do suor e como a perda de líquidos é maior por conta do suor, tenha cuidado extra com a hidratação.
Durante o período de baixas temperaturas o aquecimento deve ser bem feito. Felipe explica os motivos de uma boa preparação. “- No inverno o aquecimento precisa ser ainda mais caprichado e longo de 10 a 20 minutos para vencer a rigidez das articulações e dos músculos e um bom aquecimento pode evitar o risco de futuras lesões”.
Pessoas com problemas respiratórios precisam de mais cuidados ao realizar os exercícios físicos. “Pacientes com problemas respiratórios acabam deixando de praticar atividades físicas por conta do cansaço e fadiga. No entanto, a adoção de um estilo de vida sedentário tende a agravar os sintomas das doenças respiratórias. Com a prática de exercícios adequados, é possível fortalecer as vias respiratórias e melhorar a qualidade de vida do paciente. Práticas de atividades físicas mais recomendadas são: natação, caminhada e bicicleta”.
E falando em caminhada e bicicleta, Felipe cita exercícios que podem ser feitos neste período. “Ao ar livre caminhadas e corridas: os mais comuns dentre todos os exercícios aeróbicos podem ser praticados mesmo em climas frios. Eles geram calor e ajudam na circulação e na oxigenação do sangue. Em espaço fechado além de protegerem de rajadas de frio mais fortes, ambientes climatizados te farão esquecer do clima. Dentre os exercícios indoor estão: musculação, pilates e aulas em grupos”.
No final da resenha Felipe recomenda sempre a pratica dos exercícios físicos. “- Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a frequência e a intensidade da atividade física, que é de seu costume, não devem se alterar durante o inverno. Isso significa que você deve continuar praticando seus exercícios de costume de três a cinco vezes por semana; que o exercício deve ocupar entre trinta minutos e uma hora e que nesse período de prática você deve manter a quantidade do exercício que costuma fazer no seu cotidiano”.