Um dos destaques da equipe do Santo André Intelli Futsal participa do nosso quadro Craque da Bola de Hoje. Durante a resenha Thiago Cabeça fala sobre a sua historia, sonhos, títulos, passagens por Campo Mourão e muito mais que você acompanha a partir de agora no Resenha CM.
Natural da capital paulista Thiago iniciou no futsal ainda criança. “Comecei com quatro anos na escolinha de futsal do Corinthians, logo depois aos seis anos fui federado pela Portuguesa e futuramente passei por grandes clubes paulistas como: Clube Esperia, A.A Guapira , A.D Wimpro Sub15, Portuguesa Sub17 e Corinthians sub17.”
Com o decorrer do tempo Thiago jogava simultaneamente futsal e futebol. “Conciliei o Futsal e o Futebol de Campo. No futsal comecei jogando como ala, já no campo era o famoso ponta direita e logo virei lateral direito. Com o passar dos anos, optei por seguir carreira no Futsal, minha posição desde então é Ala/Pivô”.
O nome completo é Thiago Santana Gomes, mas o apelido vem desde a criança “É um apelido de infância, porque eu era magrinho e tinha a cabeça desproporcional ao corpo, e quando jogava no Clube Esperia o pai de um amigo acabou me apelidando de Cabeça”.
A distancia da família sempre foi empecilho maior. Thiago fala das dificuldades e desafios da carreira. “Estar distante da família, ser resiliente para buscar seus objetivos profissionais, lutar para conquistar seu espaço na equipe, todas essas são dificuldades com as quais lido desde que me tornei profissional”. O Maior desafio de um jovem é ele mesmo. Hoje em dia as coisas se tornaram mais fáceis com a ajuda de agentes e também das mídias sociais. Minha maior dificuldade foi ter que ficar longe da minha família em 2017 quando fui jogar na Espanha, pois vi minha filha nascer e embarquei na semana seguinte.”
A família sempre esteve e acompanha o nosso craque de bola em sua carreira. “Meus pais são meus maiores incentivadores, e depois que conheci minha mulher e a família dela, ganhei mais incentivo para continuar com minha carreira no futsal”.
Ronaldo Fenômeno no futebol de campo e Falcão são os grandes ídolos de Thiago. E a grande inspiração é mais um craque do futsal, Lenisio. Gadeia, Ciço e Rodrigo (Capita) são os adversários mais dificieis de driblar. Ele ainda escolhe Cidão como melhor técnico na carreira. “Certamente o Cidão. Além de ser um grande profissional, é uma pessoa de caráter excepcional fora da quadra”. E o grande sonho é jogar pela Seleção Brasileira de Futsal.
Atuando pelo Sub 20 Thiago atuou pelas equipes AD Wimpro (BRA)Ad , AD Asa/Guarulhos (BRA), Sport Clube Corinthians Paulista (BRA), São Paulo FC (BRA).
Já no profissional passagens com destaque e gols nas equipes 2010 – Vocem/Assis futsal (BRA), Itapeva futsal/Sp (BRA),AD Wimpro/Sp (BRA), Umuarama Futsal/PR (BRA),Sertãozinho Futsal Clube (BRA), CSS II Exército/Osasco (BRA),ADC Intelli/Orlandia (BRA), ADC Intelli/Orlandia (BRA)
Seleção Brasileira Universitária,ADC Intelli/São Sebastião do Paraíso/MG (BRA); Rios Renovables Zaragoza (ESP), FS Valdepeñas (ESP), Campo Mourão Futsal/PR (BRA), Taubaté futsal/Sp (BRA) e Santo André/ Intelli futsal.
Dentre os títulos na carreira estão Super Liga de futsal, Copa Paulista Futsal, Campeão mundial Universitário. Thiago foi artilheiro da Copa Paulista nos anos de 2013 e 2015.
Artilheiro, Thiago citou os gols marcantes na carreira. “O Inesquecível foi de pênalti na partida entre Rios Renovables Zaragoza x F.C Barcelona – Copa da Espanha 2017/2018 (Espanha). Nesta partida eliminamos o Barcelona nos pênaltis e nos classificamos às semifinais de forma inédita. E o mais bonito no jogo entre Ríos Renovables Zaragoza e Segovia Futsal, primeiro Gol na LNFS (Espanha).
Na oportunidade Thiago fala sobre a maior alegria e a decepção na carreira. “Maior alegria é sempre a conquista individual e coletiva. Tive uma experiência ruim quando aceitei um contrato para jogar na Polônia, cheguei lá e não era nada do que haviam ‘vendido’. Levo para mim que tudo que acontece ou aconteceu na minha carreira é por algum motivo, tem algum propósito”.
Em 2019, Thiago jogou a temporada pela equipe do Campo Mourão Futsal. “Foi uma passagem curta, mas de muito aprendizado”.
Thiago relata uma situação complicada que passou na Polônia “.Não diria engraçada, mas sabe aqueles perrengues? De novo, a história da Polônia. Depois de ver que era barca furada, tive que voltar ao Brasil. Minha família ajeitou tudo pra minha volta e tive que me virar na Polônia e em Amsterdã sem falar uma palavra, só na mímica”.
Um inicio de temporada muito bom na equipe do Santo André Intelli, sendo um dos artilheiros da equipe e da Liga Nacional. “A expectativa é de fazer uma liga com constância no trabalho, ai creio que os resultados positivos aparecerão. Para mim é gratificante brigar no topo da artilharia, isso mostra que o trabalho coletivo e individual está se encaixando”.
No final da resenha Thiago fala sobre a importância do futsal em sua vida e uma avaliação da modalidade. “ O futsal é tudo na minha vida. Vejo que o futsal esta em um momento de crescimento, se continuar assim podemos colher grandes frutos o mais rápido possível para nossa modalidade.
Thiago escala os melhores atletas por posição que já jogou com ele
Goleiro: Deivd
Fixo: Ciço
Ala Direita: Gadeia
Ala Esquerda: Jackson
Pivô: Dieguinho
Técnico: Cidão
Fotos Arquivo Pessoal Thiago Cabeça