Nosso quadro Craque de Bola de hoje traz a história de um dos atletas de grande qualidade, futuro médico que surgiu nos campinhos de terra do Jardim Alvorada. O Diego Ribeiro dos Santos, Diego Alvorada. Ele conta a sua história de conquistas, gols, dribles e jogadas a partir de agora no Resenha CM.
Ainda criança Diego cresceu assistindo o Campeonato Interbairros que acontecia na cidade nos anos 90. E os primeiros dribles foi em um campinho de terra que tinha atrás do Bar do Flor. “Vi grandes jogadores participarem destes campeonatos, era muito bom acompanhar os jogos do Interbairros, tive a oportunidade de jogar uma vez”.
Com 12 anos começou a treinar na Tagliari e já com 14 anos fez uma peneira no Paraná Clube com auxílio do Sr, Marcolino. “Ele chegou e falou para o professor Itamar, pode levar que ele vai ficar lá. Aí ele chegou para mim e me avisou que iria fazer o teste. Fui com meu pai para o Paraná Clube com mais três selecionados pelo professor Itamar. Chegamos lá e o professor Carlos Sá após três dias depois me avisou que estava aprovado. Foi inesquecível.”
Depois de um ano no Paraná e conquistas Diego voltou para Campo Mourão para atuar no futsal mourãoense e posteriormente futebol de campo na ADAP. “Aí surgiu uma oportunidade no Athletico Paranaense com 120 garotos. Depois de algumas eliminatórias o professor Mauro convidou para um amistoso contra a base atleticana. E mais uma vez passou”.
Após superar os desafios de não ter um empresário e mesmo assim conquistou seu espaço em diversas posições e se destacava. “Professor Mauro, não me tirava do time, mesmo com a pressão de outros garotos tendo que jogar, mesmo com condições inferiores.”
Após as dificuldades Diego optou pelos estudos e o sonho em ser medico. “Segundo sonho sempre foi ser médico, que vou poder realizar daqui dois anos. Larguei as quadras para a busca do meu segundo sonho que é a medicina. Já me formei em Farmácia e daqui dois anos médico”.
O pai Dimauro sempre foi o grande incentivador e inspiração “Sempre foi lutador e me ensinou que nada é impossível se você crer e que se você acreditar. Sempre esteve comigo nas viagens”. E o ídolo no futebol é Romário “Pela personalidade e o que fez no futebol, foi o melhor que vi jogar”.
Diego cita os treinadores Mauro que trabalhou no Atlhetico Paranananse como um dos melhores treinadores. Já em Campo Mourão, Adalberto, Hayala e Dirceu Mendes também foram escolhidos por Diego como melhores treinadores. “Foram os principais que tive no futebol de campo, aprendi muito com cada um”. No futsal Carlos no Paraná Clube, Banana no Foz e o professor Beto se destacaram na carreira como técnico do futsal”.
Dentre aos clubes na carreira, Diego foi destaque nas bases do Paraná Clube, Adap, Athletico, Tagliari, Eucatur. Diego foi campeão dos Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Jogos Abertos de Campo Mourão . “Todas as equipes e títulos foram especiais na minha vida”.
Diego escolheu gol especial na carreira do título contra Coritiba, jogando pelo Paraná “Faltava cinco minutos, primeiro dei uma assistência para o gol do Paulinho japonês e depois fiz o gol do titulo e o primeiro com a camisa do Parana”.
Flamenguista relata que a maior alegria no futebol foi a conquista da Libertadores de 2019 pelo clube. E a decepção foi a não sensibilidade do clube com as famílias dos meninos que morreram no Ninho do Urubu.
Diego cita Paulinho Zagotto, Marcelinho Stanisweski, Rafinha como melhores parceiros no futsal. “São especiais na minha vida, grandes companheiros que tenho amizade”. Ele cita Wenderson, Rato, Agenor, Flavinho, Fabinho Salin, Dr Marcos Corpa, o irmão Pedro, Jackson, David, Angelo também como grandes companheiros. E os mais difíceis de livrar? Diego também fala. “Maicon, Ademar, Tanaka. “ Difíceis passarem por esses atletas”.
Ele analisa o futebol de amador da região. “Já foi muito melhor, hoje está muito abaixo de qualidade”. Futebol brasileiro também é criticado por Diego. “ Nível abaixo.E os melhores jogadores que viu jogar. “Paulinho Zagotto com certeza foi o melhor que viu jogar futsal. E no campo foi Jackson. Bom de ver eles jogarem”.
Diego escala os melhores que atuaram com ele
Goleiro – Fernando Mambore
Lateral Direito – Wenderson
Lateral Esquero – Rato
Zagueiro – Jackson
Zagueiro – Waltao
Volante- Maicon
Volante – Zico Piquirivai
Meia esquerda – Flavinho
Meia Direita – Paulinho Zagotto
Atacante – Douglinhas Araruna
Atacante – Cachorrao
Futsal
Goleiro Bruno Candido
Fixo Tanka]
Ala Direita Wenderson
Ala Esquerda Flavinho
Pivo Rato
Fotos Arquivo Pessoal Diego/ Foto Serginho