No nosso quadro Resenha com as minas vamos contar a história de Tamires de Lima Vargas, uma craque de bola que nasceu em Ubiratã. Por influencia e apoio da mãe iniciou no futsal e se tornou craque do futsal paranaense e paulista também. Torcedora do palmeiras ela conta a sua história no Resenha CM.
Tamires sempre gostou de esportes e o futebol em especial. “Desde criança gostei, pois meus brinquedos eram bolas de diversos tamanhos”. A mãe sempre apoiou Tamires na modalidade. “Ela sempre me ajudou, não só no futsal mas também na vida”.
E a modalidade apareceu na Escola. “Aos 11 anos na escola Ethanil Bento de Assis, com o professor Paulinho”. E aos poucos foi se desenvolvendo, jogando com os meninos no intervalo das aulas. “Eu ficava chutando a bola na parede, jogava no intervalo escola com os meninos”.
Tamires teve atuações com destaques em diversos times. Dentre eles: Campo mourão Fecam (2004- 2006), Maringá Seleto (2007), Araraquara SP (2008), São Caetano- Corinthians – (Unip 2009), Pindamonhangaba Fapi (2010 a 2012), Bebedouro- Unifafibe (2013), São Jose dos Campos- SP (2014), Guarapuava- Uniguaracá (2016).
E dentre todas as equipes os títulos também aconteceram. Dentre eles Vice-Campeã sub 15, 2005; Campeão Paranaense-sub 15 2005; Campeã brasileira de escolares categoria A 15-17 Anos 2007, vice-campeão seleção paulista sub 20 2009; Campeão adulto paulista 2009; Vice campeão sub 20 paulista 2010; Vice campeão jogos universitários 2016.
Tamires cita gol contra o São José dos Campos como o mais importante da carreira. “ Foi nos jogos regionais, inesquecível para mim, em uma partida contra o São José dos Campos”.
Cristiano Ronaldo e Falcão são os grandes ídolos de Tamires. A atleta é torcedora do Palmeiras. “ Ganhei a camisa do verdão e a partir daí comecei a torcer”. A maior conquista que celebrou com o alviverde foi a Libertadores de 2020 e a decepção foi a queda para a segunda divisão.
A conquista da Seleção Brasileira em 2002 pela seleção foi uma das grandes alegrias do futebol. Já a goleada por 7 a 1 para a Alemanha em 2014 foi a grande tristeza no futebol.
Tamires fala o que irrita e deixa brava no futebol. “Ver jogador não jogar com raça, vontade de vencer, fazer corpo mole. Atleta profissional errar gol feito, errar o fundamento básico, o passe no decorrer do jogo”.
E o futebol brasileiro? Tamires faz uma análise do futebol brasileiro e do trabalho de Tite na seleção. “Não acompanho muito, porém está em crescente de alguns anos atrás. Valorização da posse de bola, com sistema tático. Depois da copa que aconteceu no Brasil, minha expectativa caiu em relação da Seleção, precisa de jogadores competentes, não aqueles que pensam que são os melhores do mundo, sem ao menos ser, só por estar jogando no fora do Brasil. Acompanho pouco o trabalho do Tite, mas é o que está levando a seleção a ter números positivos. Temos que confiar nele, pois ele tem contrato até a copa do catar 2022 com a Seleção Brasileira”.
E o futebol feminino? Tamires também fala sobre a modalidade. “Temos que ter categoria de base, para o surgimento de novas Martas e Fdormigas.
Vem de crescente, para quem era proibida de praticar o esporte, alguns anos atrás. Porem se você ver o time da Ferroviária ou Corinthians jogarem é melhor que alguns jogos do masculino. Tem organização, estruturação e qualidade.
E Como valorizar o futebol feminino? Tamires responde. “Possibilidades de surgimento de mais equipes, com times da primeira e segunda divisão, visibilidade e igualdade no esporte”.
Tamires monta seleção com os melhores jogadores que viu jogar
Goleiro Marcos- Rogerio Ceni
Lateral Direito Cafu
Lateral Esquerdo Roberto Carlos -Marcelo
Zagueiro Direito Tiago Silva
Zagueiro Esquerdo Lucio
Volante Emerson
Volante Zidane
Meia direita David Beckham
Meia esquerda Ronaldinho gaúcho
Atacante Cristiano Ronaldo
Atacante Ronaldo
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Tamires Escalou as melhores jogadoras com quem já jogou
Goleira Julia Melz
Fixa Camila Gadeia
Ala Direita Camila Costa
Ala esquerda Taís Andrade
Pivô Fran Germano
Fotos Arquivo Pessoal Tamires