Hoje o Resenha CM tem o privilegio e honra de trazer a história do treinador Betinho, semifinalista da Liga Nacional de Futsal e Campeão Paranaense de Futsal de 2024. Além do quadro “Coach do Esporte” Betinho também está no quadro “Craque da Bola” do nosso site com conquistas importantes atuando como atleta e também como treinador. Uma resenha especial que nosso site traz para todos nossos leitores e amantes do esporte.

Sempre com incentivo do pai, Betinho começou ainda novo atuando no futsal. “Maior incentivador foi meu pai, mas minha família em geral me apoiou e me apoia muito , mulher , filhos , irmãos, pai e mãe são minhas inspirações diárias .Início foi em Videira na escolinha da extinta Perdigão, comecei a jogar futsal com 10 anos em 1992. Meu início como atleta no futsal de rendimento foi com uma adaptação, fiquei até os meus 17 anos no Coritiba Foot ball Club e depois migrei para o futsal no estado do Paraná no Clube Curitibano pra jogar o sub 20”.
Foram 15 anos atuando no futsal e conquistando os títulos, Campeão catarinense 2012, Bi campeão Paranaense sub 20, Campeão Georgiano 2006. Fixo com ótima marcação Betinho lembra de um gol importante na carreira. “Nunca foi meu forte, era fixo de marcação, mas fiz um gol muito bonito na semifinal do catarinense 2008 contra Blumenau no ginásio Galegão infelizmente fomos eliminados na ocasião”.

Em 2017 Betinho inicia como técnico em Videira na ADV, durante a resenha ele fala a importância de ser treinador. “É uma responsabilidade muito grande dentro de um projeto, ser treinador é ser um psicólogo diário e gestor diário e acima de tudo um mentor de pessoas. .A escolha por ser treinador começou ainda enquanto eu jogava , sempre gostei do desafio de organizar e treinar as pessoas , comecei na base com escolinhas e posteriormente avancei pro profissional”.

Em pouco tempo Betinho treinou ADV Videira, ADC Curitibanos, São Miguel e Pato Futsal. E já conquistando os títulos Campeão Paranaense 2024, Tricampeão Liga Catarinense, Campeão Catarinense Universitário.

Além de ser semifinalista da Liga Nacional de Futsal. Betinho comandou a equipe que conquistou o estadual. “Título inesquecível desse ano no paranaense 2024 pelo Pato Futsal. O título paranaense será eternamente lembrado, ser campeão do estadual mais forte do Brasil é épico, sensação de muita gratidão a Deus ao clube e a todas as pessoas que torcerem por mim”.
Na oportunidade Betinho fala do sonho da carreira. “Maior sonho e treinar uma equipe fora do Brasil, mas antes tenho coisas aqui no Brasil a conquistar ainda se Deus me permitir. Fica marcado que na vida os desafios são sonhos, mas que pra se chegar lá tem que se tornar obsessão.
Betinho cita ainda o jogo inesquecível e o gol que não sai da memória atuando como treinador. “O jogo treinador foi a estreia da Liga Nacional , Pato e Assoeva 23 de abril, minha estreia na liga . Vários gols ficaram na memória, mas o gol do título do Paranaense do Jhoy atleta que participava comigo na escolinha na iniciação e agora está no profissional e muito marcante”.
O treinador faz uma avaliação da temporada e a preparação para a temporada 2025. “Foi muito positiva, chegar num gigante do futsal com muitas desconfianças e acabar o ano campeão Paranaense, vice da taça Brasil e terceiro na liga nacional e muito importante pra equipe e pra mim, acredito que vamos melhorar em 2025 com muito trabalho. A preparação para a temporada começa antes do ano acabar, desde a montagem do elenco e comissão até às programações físicas, técnicas e táticas. Precisamos de muitas avaliações, muitos treinos e reflexões para errarmos o menos possível. A expectativa é boa, porém temos que trabalhar muito pra atingir objetivos, não existe receita a não ser o trabalho e vamos fazer isso com toda certeza”.
Durante a resenha Betinho fala o que costuma fazer antes de uma parte e o grande desafio de ser treinador. “Antes de começar a partida tenho o costume de ficar sozinho , rezando , pensando em situações de jogo e tentando ficar o mais calmo possível. Os maiores desafios para ser um treinador e gerir um grupo, conquistar esse grupo e ao mesmo tempo tirar o melhor de cada um, dentro de um sistema de jogo pré definido, acredito que isso é uma parte essencial e também saber lidar com as sugestões, críticas e dia a dia do esporte” .

No final da resenha Betinho fala da importância do esporte e no futsal na sua vida. “O futsal é o esporte mais praticado no Brasil e vai crescer ainda mais , veja que esse ano as equipes consideradas favoritas não chegaram nem na semifinal mostrando que o Brasil possui muitas equipes de qualidade , enfim mostra nossa força no cenário mundial não sendo atoa que temos o melhores jogadores e melhor competição do mundo Ensinamento que o futsal me trouxe e que não tem como ser campeão sem organização, trabalho, humildade e muita entrega” .
Fotos Arquivo Pessoal Betinho/ Mauricio Moreira