Hoje nossos quadros Fera do Esporte Mourãoense e Coach do esporte traz a história de mais um técnico revelador de talentos que tem contribuído para o sucesso do atletismo mourãoense ser reconhecido no Brasil Inteiro. Professor Welington Nunes chega para contar um pouco de sua trajetória e amor pelo esporte e juntamente com Paulinho e Sidmar conquistando títulos com a modalidade em diversas competições.
O atletismo começou na vida de Wellington por meio de um projeto, na oportunidade ele conta sobre sua trajetória. “Iniciei no atletismo em 2000 se não me engano no projeto atleta do futuro do SESI. Fora o atletismo eu pratiquei um pouco de handebol e sou praticante de Jiu Jitsu há 12 anos, comecei em 2012 em Franca com mestre Iaroslav e hoje treino com mestre João Guedes”.
Na oportunidade Wellintgon fala das dificuldades. “Foram me manter no atletismo porque no início não tinha um apoio financeiro, eu consegui ficar no esporte por conta da bolsa de estudos na faculdade que foi por conta disso que me formei no ensino superior, sem isso não tinha ficado no esporte e não teria me tornado treinador o meu maior desafio foi me mudar de estado, ficar longe da família e ter que começar um trabalho num local novo mais graças a Deus tive apoio para conseguir me firmar no Paraná”.

Wellington fala da sua trajetória como atleta. “Eu pratiquei no início no arremesso de peso passei pelo lançamento de disco e me firmei no lançamento do martelo. Representei na maior parte da carreira a equipe de Franca minha cidade natal mais também representei a cidade de São José do Rio preto onde já era técnico mais acabei competindo algumas vezes p ajudar a equipe. Como atleta minhas principais conquistas foram alguns campeonatos estaduais nas categorias de base, um terceiro lugar, um sul americano militar que fui como convidado na prova do lançamento do martelo e alguns títulos regionais que em São Paulo é tradicional”

No ano de 2008 Wellington começa sua trajetória como técnico ele ressalta as grandes inspirações na carreira. “Sou treinador das provas de lançamento e arremesso todas as 4 (peso,disco,dardo e martelo) Eu não tenho uma grande referência como treinador, eu me inspiro muito nos meus pais que são pessoas batalhadoras e que me deram a base da pessoa que sou hoje. Minha maior motivação é ganhar o mundo como treinador e me tornar um treinador olímpico”
Foram diversas conquistas nas carreiras até aqui, estaduais, nacionais que alavancaram a carreira de Wellington e seus atletas. “ Eu tenho como minhas principais conquistas os títulos brasileiros, que graças a Deus são muitos, já passam dos 50 títulos, dentre eles eu destaco os pódios de troféu Brasil que já são seis, sendo quatro em anos consecutivos 2017,2018,2019 e 2020 os outros foram em 2011 e esse ano com a Edivania que teve um gosto especial por ela ser minha mulher”.

Além de títulos Wellington tem se destacado nas revelações de atletas. “ Eu tenho como principais revelações até hoje Ana Carolina Davi que teve 12 títulos brasileiros consecutivos na prova de lançamento do martelo nas categorias de base e bateu o recorde brasileiro, cinco vezes em um mesmo campeonato. Silvia Pimenta que também foi multicampeã brasileira com 10 títulos consecutivos na prova de lançamento do martelo, forami o três seleções nacionais, vice campeã sul americana. Tive também o Gabriel Soares na prova do lançamento do dardo 4 vezes campeão nacional recordista de campeonato brasileiro e finalista de mundial escolar, Mauricio de Brito que foi um. Atleta adulto que revelei e foi por 5 anos um dos melhores do país e tem uma das 10 melhores marcas da história do país e agora tenho alguns atletas se destacando em várias categorias na equipe de Campo Mourão Agnys Eduarda lançamento do martelo, Isadora Fiorini no lançamento do dardo, Nicolas Miguel nas provas de arremesso do peso e lançamento do disco, Nathiele no lançamento do dardo e a Edivania que hoje briga pelas grandes competições a nível de continente e mundo “
Na oportunidade Wellington fala sobre o que é ser treinador e revelar atletas. “ Ser treinador para mim é direcionar o atleta não só para a performance, mas sim ajudar ele a se preparar para a vida como um todo porque antes dos títulos, vem a formação do indivíduo e nisso temos um papel importante como treinador por estar com o atleta muitas vezes mais que a própria família. Revelar atletas p mim de todos os níveis desde estadual a atleta que chega a nível de mundo é gratificante demais e me motiva a sempre buscar mais “

Wellingon fala da importância do esporte na vida de um atleta. “É fundamental porque da embasamento para o atleta sempre buscar algo de positivo não só no esporte mais na vida também o esporte ensina o que realmente é necessário para ser uma pessoa de sucesso na vida”.
No final da resenha Wellington fala da importância do atletismo e o maior sonho. “ O atletismo para mim foi o que mudou a minha vida o que me deu um objetivo maior e me ensinou a lutar. Meu maior sonho é ser um treinador olímpico me estabelecer nesse nível e ganhar o mundo com o atletismo”