últimos posts
MENU

Sidmar Andrigheto Gielow. “Multicampeão como atleta e revelador de talentos como treinador”

Hoje nosso quadro Fera do Esporte Mourãoense conta um pouco da trajetória do treinador de atletismo de Campo Mourão Sidmar Andrigheto Gielow que juntamente com os técnicos Paulinho e Wellington tem realizado um excelente trabalho na modalidade elevando o nome de Campo Mourão em competições estaduais, nacionais e internacionais. Em mais uma resenha especial que nosso site traz para você.


Em 2002 Sidmar conheceu o esporte e suas primeiras modalidades. “Iniciei em 2002 treinando voleibol, depois fui para o handebol e em 2003 convidado pela minha professora de educação física fui para os jogos escolares do Paraná no atletismo, na prova do arremesso do peso, prova onde em 2004 conquistei minha primeira medalha na fase regional dos jogos escolares”.


Na oportunidade Sidmar relata os principais desafios e dificuldades na carreira. “O atletismo é uma modalidade incrível, que atende os mais diversos biotipos, atende pessoas com ou sem deficiência e de todas as idades, porém as crianças tem pouco acesso no ambiente escolar, pois nem sempre as escolas dispõe de materiais e espaço para a prática do atletismo na educação física, além de não ser divulgado nos meios de comunicação em massa, com essa falta de visibilidade e acesso muitas crianças acabam não conhecendo e não praticando a modalidade, e a falta de visibilidade dificulta, por vezes, a captação de recursos de patrocínio, tornando – se um problema cíclico”.


Duas feras olímpicas Sidmar leva como ídolos e tem admiração. “No esporte tenho grande admiração pelo Michael Phelps, como exemplo de determinação e entrega ao processo de treinamento, um cara de uma mentalidade ímpar, capaz de ir ao limite extremo do treinamento em busca de performance. Também tenho muita admiração pelo Caio Bonfim, medalhista na prova dos 20km marcha atlética nas olimpíadas de Paris neste ano, que é uma pessoa de um caráter incrível, de grande sabedoria e também exemplo de dedicação aos treinos e competições.

Fera do atletismo, atuando como atleta por Colombo Sidmar conquistou mais de 15 vezes o título paranaense nas provas de arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do martelo. “A medalha que mais me marcou foi a medalha de prata que conquistei nos Jogos da Juventude do Paraná na edição de 2008 na prova do lançamento do martelo, foi onde comecei a acreditar na transformação da minha vida pelo esporte’.


Em 2012 Sidmar começa o trabalho como treinador e o início de seu trabalho revelando talentos e conquistando títulos. “Comecei a trabalhar como estagiário na equipe de atletismo de Colombo – PR em 2009 e na idas e vindas de vários professores de atletismo que acabaram não se efetivando, fui ficando como responsável pelos atletas, enquanto a prefeitura do município não contratava um novo professor, em 2010 comecei a ficar integralmente responsável pelos atletas do município e em 2012 fui efetivado no cargo de treinador do município onde permaneci até o final do ano de 2020. Lá sempre trabalhei com todas as provas do atletismo, da iniciação até a categoria adulta e com atletas paraolímpicos, sempre tendo destaque nos resultados das provas de, corrida com barreiras, arremesso, lançamentos e marcha atlética”.

Professores foram inspiração para Sidmar em sua carreira. “Quem sempre me inspirou e motivou foram meus professores e treinadores, no colégio a minha professora de educação física Rosângela Souza foi quem me deu uma oportunidade e sempre me orientou a seguir me dedicando nos treinos e nos estudos, e na equipe do município meu treinador Everson José Rosa, conhecido no atletismo paranaense como “Bota” que acreditou em mim e sempre me incentivou a não desistir, e ver que poderia ter meu futuro no atletismo não somente como atleta”.


Ao longo da carreira foram diversas conquistas, revelações e convocações, Sidmar lembra da importância deste trabalho. “Tive a oportunidade de estar entre as melhores equipes do Brasil por onde passei. Em Colombo-PR foram mais de 20 troféus entre as três melhores equipes do país em categorias de base. Em Cianorte – PR e Campo Mourão – PR mais quatro troféus nacionais em cada equipe. Dentre as principais conquistas individuais de atletas destaco o atleta Vitor Gabriel Motin detentor de 03 recordes brasileiros e que foi campeão mundial escolar na prova do lançamento do disco, a atleta Gabrielly Cristina dos Santos que também possui dois recordes brasileiros e oito recordes paranaenses nas diversas distâncias da marcha atlética e a atleta Marya Izabella Botega Netto campeã sul-americana sub 23 na prova do lançamento do disco”.

Durante a resenha Sidmar fala da importância do esporte na vida de uma pessoa. “Costumo falar que o esporte é o “laboratório” da vida, é ali que a criança aprende a respeitar regras, valores morais e éticos da sociedade em que vive, respeito com os colegas e com a comunidade, a se superar todos os dias, a enfrentar medos e obstáculos. Portanto o esporte se assimila a tudo que a criança ou jovem vai enfrentar no seu dia-a-dia, preparando ele para a vida”.

Um dos grandes reveladores de talentos do atletismo Sidmar fala sobre a sensação de ver um jovem sendo destaque. “ É motivo de orgulho e satisfação, não só pelas conquistas esportivas, mas por mostrar a esses jovens que eles podem conquistar muitas coisas positivas para suas vidas através do esporte”.

E o que é ser treinador? Sidmar responde “É deixar um legado na vida dos atletas e na comunidade em que atuo, mostrando que através dos valores intrínsecos ao esporte e através da educação é que se transforma o mundo”.

No final da resenha Sidmar fala o que é o atletismo na sua vida e seu maior sonho. “ O atletismo é uma ferramenta de transformação sócio – esportiva capaz de mudar vidas. Meu maior sonho profissional é chegar a ser treinador de atletas olímpicos, mas pessoalmente é um dia ter uma escola voltada ao esporte, onde o atleta possa, dentro da escola, ter acesso a inúmeras atividades esportivas de qualidade e de competição, e uma ótima qualidade de ensino”.