Enxadrista mourãoense Rafael Tuma Soares receberá titulo de Mestre Nacional

A Confederação Brasileira de Xadrez comunicou que o enxadrista mourãoense Rafael Tuma Soares receberá o título de Mestre Nacional, cumprindo todos os requisitos e em breve receberá o diploma e também fará parte da página de Titulados. Rafael se junta ao seleto grupo de mourãoenses mestres Natália de Oliveira Biazon (13 anos), Gabriel dos Santos Bragança (21 anos), Eric Kazuichi Kaneda (28 anos) e Osvaldo Cezar Gonçalves de Andrade (43 anos).
Rafael já foi destaque com diversas conquistas: Vice – Campeão Paranense de Xadrez Blitz; Campeão Paranaense de Xadrez Convencional; Brasileiro de Xadrez Rápido 4° Lugar; Brasileiro 6°lugar; Brasileiro de Xadrez Convencional 4° Lugar. No ano passado Rafael foi Campeão Sulbrasileiro de Xadrez; 5° Lugar – Paranaense Convencional; 2° Lugar Paranaense de Blitz.


De acordo com a CBX Os títulos de Mestre Nacional – MN, Candidato a Mestre Nacional – CMN, Mestre Nacional Feminino – MNF, Candidata a Mestre Nacional Feminino – CMF e Mestre Nacional Online – MNO são outorgados pela Confederação Brasileira de Xadrez – CBX e têm como objetivo valorizar e reconhecer um marco técnico adquirido pelo enxadrista brasileiro em eventos presenciais ou online, respectivamente.


O técnico Osvaldo Andrade fala sobre os títulos: “Ter cinco atletas com o título de Mestre Nacional de Xadrez em uma cidade como Campo Mourão é algo bastante significativo e traz vários benefícios, tanto para o esporte quanto para a comunidade local. Aqui está uma avaliação da importância desse feito Prestígio e Reconhecimento: Ter múltiplos mestres nacionais eleva o prestígio de Campo Mourão no cenário esportivo nacional. Isso coloca a cidade em destaque, especialmente em círculos esportivos e acadêmicos, onde o xadrez é altamente valorizado”.