Janaine Gusmão Tonette destaque do xadrez e basquete mourãoense

Hoje o nosso quadro “Fera do Esporte Mourãoense” conta a história de uma atleta que é destaque e representa muito bem a cidade de Campo Mourão em duas modalidades. Trata-se de Janaine Gusmão Tonette, um dos grandes nomes do Xadrez e do Basquete mourãoense.
Natural de Campo Mourão, Janaine iniciou com o xadrez em 1997 com seis anos de idade com apoio e influencia da mãe. Ela ia para faculdade, eu ia junto, e eu ficava na sala de xadrez. Minha mãe sempre me apoiou e incentivou.


Quando iniciou, muitos atletas com alto rendimento já treinavam, mas existia a vontade de vencer um em especial. “Tinha vários jogadores fortes, mais um dos mais fortes do Paraná era o Helton Secco, treinava com a gente , e o treinador sempre colocava para jogar com todos. Eu sempre quis ganhar do Helton, sempre gostei do estilo de jogo dele, acredito que foi uma inspiração para mim”.


Dentre tantas competições e conquistas, Janaine sempre conquistou o pódio nas categorias sub 12 ate o sub 14. Campeão por cinco anos seguidos dos Jogos Abertos do Paraná. Em 2006 representando a cidade de Jaú foi grande destaque dos Jogos Abertos Paulista. Em 2008 segundo lugar no Campeonato Paranaense. Há três anos também foi destaque nos Jogos Abertos.“ Estava grávida da Lívia, e já estava como técnica, não perdi nenhuma partida o torneio todo, ganhei o rápido e o relâmpago invicta, e empate duas no convencional, onde ficamos em segundo lugar nos jogos.


O xadrez traz um desenvolvimento muito grande para um atleta ou praticante da modalidade, Janaine cita alguns. “O xadrez desenvolve inúmeros benefícios, raciocínio lógico, paciência, concentração, criatividade, respeito, tomada de decisão, confiança, desenvolve a criança para vida”.


Além do Xadrez, Janaine é também um dos grandes destaques do basquete mourãoense. E tudo começou nos jogos da Juventude disputando xadrez. “Comecei ir para os Jogos da Juventude no xadrez com 9 anos. E conheci o basquete pelos jogos, achei muito legal, e despertou o interesse de conhecer a modalidade. Quando tinha 10 anos as meninas do basquete, que davam aula na época, passaram nas salas, divulgando os treinos pra nossa categoria, desde então comecei e nunca mais parei”

Janaine sempre atuou em Campo Mourão nos Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Campeonato Paranaense.


A atleta sempre teve apoio incondicional dos pais. “Eles sempre gostaram dos esportes, os dois sempre me incentivaram, mas chegou um momento que os dois também já falaram para parar. No meu caso, já rompi o ligamento do joelho, e depois de alguns anos, rompi o enxerto. Já tenho duas cirurgias no mesmo joelho. O que acontece que temos uma família no basquete, e uma vai incentivando a outra, sempre vamos conversando, e nunca deixamos esse amor morrer”.
Janaine lemba com carinho em um jogo especial. “Foi a final do Jogos Abertos em Arapongas, jogamos contra Astorga, era a semifinal, estávamos perdendo de 20 pontos, e foi quando o Emerson deu uma despertada em nós, e conseguimos ganhar por 1 ponto, naquele momento, soubemos que iríamos ganhar o torneio! Pegamos Apucarana, era um time mais experiente, mais forte que o anterior, mais nossa confiança não deixou nada nos abalar, e vencemos! Foi um momento muito especial, foi jogado em equipe, com o coração”


Finalizando nossa resenha Janaine fala da importância dos dois esportes. “O xadrez foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, me trouxe muitas oportunidades de conhecer vários lugares, fazer vários amigos. Desenvolveu-me como pessoa e agora como profissão. Tenho muito carinho pela modalidade. E o basquete representa família, persistência, coragem e amor”

Fotos Arquivo Pessoal de Janaine