Nosso “Resenha com as minas” desta semana é com um dos grandes nomes da Seleção de Futsal Feminino da Itália Eliane Dalla Vila. A goioerense conta um pouco da sua história vitoriosa no futsal que começou nas quadras do Colégio Unidade Polo e Estadual, sucesso na equipe do Londrina até se tornar uma das principais atletas da Azurra.
Eliane sempre gostou de esportes e influenciada pela irmã iniciou os primeiros passos no futebol. “Desde que tinha seis anos minha irmã me levava para jogar com ela no time da cidade onde morávamos. Eu era um toquinho no meio daquela mulherada, mas não importava para ninguém. Diz minha irmã que eu era tão rápida que ninguém conseguia me segurar. Creio que foi ali que comecei a “pender” para o futebol”.
O maior ídolo no futebol é Ronaldinho Gaucho e do Futsal é Torres. Eliane é torcedora do Flamengo. “O incentivo veio pela torcida rubro negra, desde quando eu era pequena assistindo os jogos, ver aquele mar de pessoas no Maracanã me fazia arrepiar de emoção”.
O futsal tornou-se uma paixão nas aulas de Educação Física no Colégio Estadual e Unidade Polo. “Não posso esquecer os guris nos quais jogava contra. Meu time sempre ganhava. Bons tempos”. Eliane representou também Campo Mourão no Jogos Abertos em 2011 sendo campeão na divisão B, classificando a equipe para divisão A em 2012.. “Tínhamos um grande time treinado por Ferrugem”. Outro destaque em Campo Mourão, Eliane com o técnico Irineu Teixeira ganhando várias competições e títulos no atletismo.
No futsal jogou em Cascavel, Foz do Iguaçu até chegar na cidade de Londrina onde foi o grande salto na carreira. Em 2003 chegou em Londrina e em quatro anos conquistou títulos estaduais e nacionais com o comando da técnica Vanda Sanches. “Vandinha minha técnica por quatro anos. Aprendi muito com ela. Bons momentos vividos em Londrina”. A equipe tornou-se uma grande potência no futsal. Eliane foi um dos grandes destaques com dedicação, jogadas e gols decisivos e comprometimento com o time.
Em 2005 Eliane foi pré convocada para seleção brasileira de futsal feminino, mas devido uma contusão ela não pode se apresentar e representar o país “Passei por um problema de apêndice. Nossa fiquei super triste, mas paciência. Tudo tem o seu tempo”
Em 2007 ela se despede de Londrina e vai jogar na Itália. Em 2015, atuando pelo Real Statte da Itália, foi convocada para a Seleção da Itália de Futsal Feminino A conquista da cidadania Italiana, os gols e o talento da atleta foram primordiais para que Eliane vestisse a camisa da Azzurra. “Foi Inesquecível. Meu técnico Tony Marzella me disse: Dalla Villa temos que mudar a data do seu retorno para o Brasil! E respondi Eu não estou entendendo. Mas porquê? O campeonato já acabou. E ele respondeu: Você foi convocada para a Nazionale. Inesquecível de verdade”.
E não foi somente a convocação para a Seleção Italiana de Futsal Feminino, Eliane marcou o primeiro gol da história da Azurra “Eu não acreditava no momento em que fiz o gol. Estava anestesiada. Uma mistura de alegria, surpresa, ansiedade. Repito…eu não acreditava. Momento que sempre vou levar comigo”.
E falando em gol inesquecível tem um em especial que Eliane lembra até hoje. “Todos os gols que marquei foram importantes, porque marcando gols você ajuda a sua equipe a ganhar (ou não), não importa se foi em uma final ou apenas uma partida normal. Então te digo que foi o primeiro que marquei (risos) não sei contra quem, mas sei a idade com seis anos (risos).
O gol mais bonito foi na Copa da Itália “Fico com um gol que fiz na final da Copa Itália contra o Montesilvano. Fomos campeãs naquela ocasião. Inesquecível.
Foram diversas conquistas de títulos ao longo dos anos por Eliane. Títulos estaduais, Jogos Abertos do Paraná, 2 títulos Nacionais, 1 Copa Italiana e 1 Super Copa Italiana. Todos foram importantes para o meu crescimento pessoal e profissional”.
Na oportunidade Eliane fala da valorização do futebol e futsal feminino. Na minha opiniao todos os clubes brasileiros deveriam ter uma base e uma equipe feminina. A base para fazer crescer o movimento, e no feminino pra mostrar para elas que podem ter as mesmas condições. Quem sabe assim podemos ser valorizadas igualmente”
Eliane fala da situação atual na Europa devido a pandemia. As coisas aqui não estão fáceis. Realmente a pandemia está deixando muitos estragos. Infelizmente temos que aprender a viver com isso porque creio que não passará tão sedo.
Eliane fala da importância do futsal. “Futsal é tudo. Emoção, adrenalina, belo e muito, mas muito apaixonante”
Eliane montou time das melhores atletas que já jogaram com ela
Goleira Bianca
Fixo Nívia
Ala direita Renatinha
Ala esquerda Patri Jornet
Pivo Susy e Fernanda Borsuk (nana)
Técnicos: Vanda Sanches e Roberto Menichelli
Eliane também faz a escalação dos melhores jogadores que viu jogar Goleiro Neuer
Lateral Direito Cafu
Lateral Esquerdo Branco
Zagueiro Direito Carlos Gamarra
Zagueiro Esquerdo Carles Puyol
Volante Casemiro
Volante Gerson
Meia direita Lampard
Meia esquerda Steven Gerrard
Atacante Ronaldinho gaúcho
Atacante Ronaldo fenômeno
Técnico: Felipão
Foto: Arquivo Eliane